Temos a honra de anunciar que a nossa cofundadora Débora Azevedo ocupará a posição de diretora na Python Software Foundation!

A Python Software Foundation, mais referida como PSF, é a organização sem fins lucrativos que mantém a linguagem Python e também é a responsável pela marca registrada PyLadies. Seu Conselho Diretor, do qual Débora fará parte, é responsável por tomar grandes decisões sobre o ecossistema Python.

Débora será a representante do Brasil na PSF durante o biênio 2021-2024, o que traz ainda mais orgulho à nossa comunidade PyLadies Brasil, que ela ajudou a cofundar em 2014, e tanto tem colaborado para sua expansão e sucesso.

Na comunidade PyLadies Brasil, foi a principal organizadora da primeira PyLadies Brasil Conf em 2018; ajudou a organizar algumas edições da Campanha de Financiamento Coletivo para levar mulheres à Python Brasil, e diariamente impacta a vida de muitas PyLadies orientando, incentivando e auxiliando a superarem obstáculos e alcançarem seus objetivos. Algumas ações de Débora na nossa comunidade podem ser conferidas na palestra “Como o PyLadies Brasil se tornou o maior capítulo PyLadies do mundo”, disponível no nosso canal do Youtube. Somos muito gratas por tê-la como inspiração e apoiadora.

Débora também foi integrante do Conselho Interino das PyLadies Global, onde ajudou a definir uma nova estrutura para a organização do grupo, é contribuidora do grupo de Diversidade e Inclusão da PSF e organizadora da Python Brasil 2018 e 2021, uma pessoa que dispõe seu tempo e empenho em favor da comunidade Python. Ser integrante do Conselho de Direção da PSF é parte do reconhecimento por suas iniciativas em prol de tornar o conhecimento mais acessível, engajar pessoas e tornar a comunidade mais inclusiva e diversa.

Em comunidades aprendemos a desenvolver o respeito e a empatia, qualidades muito importantes para exercer liderança, que são traços marcantes de Débora. Além de líder, é uma pessoa inspiradora que acolheu e acolhe integrantes ao seu redor. O que ela tem demonstrado ser capaz de fazer é um espelho da pessoa que lidera todos os dias em sala de aula o comportamento de várias mentes pensantes muito diversas, afinal ela é também uma professora excepcional.

Manter a qualidade e a estabilidade da linguagem, definir processos de tomada de decisão e manter o relacionamento entre as pessoas desenvolvedoras e a PSF são responsabilidades do Conselho Diretor, atividades que Débora domina há anos estando à frente de diversas ações da comunidade PyLadies no Brasil e a representando no mundo.

Além de todas as suas qualidades como líder e seu trabalho para proporcionar uma comunidade melhor para todas as pessoas, não podemos deixar de ressaltar a representatividade que proporciona ao termos uma mulher brasileira na diretoria da Python Software Foundation. Sua eleição traz precedentes e abre espaço para que mais pessoas se sintam representadas e bem-vindas nestes espaços. Essa eleição também foi muito importante para pythonistas de outras regiões sub-representadas. É muito comum, em vários âmbitos diferentes, ter uma visão estadunidense ou eurocentrada, entretanto o universo do Python vai além desses subgrupos, e é muito importante nos enxergarmos nas pessoas que estão nos liderando.

Durante os últimos anos, acompanhamos de perto seus esforços para tornar a comunidade PyLadies mais acessível, presente e acolhedora. Aguardamos ansiosamente por suas ações no Conselho Diretor da PSF, para ver toda a empatia e solidariedade que tem disseminado no Brasil chegar ainda mais longe.

Desejamos muito sucesso em seu mandato e esperamos colaborar juntas para tornar a comunidade Python cada dia melhor.

Gostou? Compartilhe:

Comments