A Python Brasil 2020 acabou de acabar e deixou em todas nós um bocadinho de saudade. Pra matar um pouco dessa saudade, resolvi entrevistar algumas das palestrantes que impactaram a maior conferência sobre linguagem de programação Python do Brasil e da América Latina.

A seção X-RAY foi pensada especialmente pra esse post com o objetivo de te deixar por dentro do backstage feminino da PyBr2020 e de enaltecer essas mulheres incríveis. Perdeu a palestra de alguma delas ou quer assistir novamente? Não tem problema. A Python Brasil disponibilizou a gravação de todas as palestras em seu canal do YouTube e você pode acompanhar cada uma através da grade de programação.

X-RAY: Ingrid 👑

A Ingrid participou da PyBr na trilha PEP20 com a palestra "Como sobreviver a um time que fala um idioma que você não é fluente", nessa palestra ela nos trouxe dicas valiosas de sobre carreira e dividiu conosco as suas experiências sobre viajar e trabalhar em um país cujas equipes se comunicam em um idioma em que você não é fluente.

Assista a palestra de Ingrid no YouTube

1. Quem é a Ingrid enquanto pessoa?

Ah.. A Ingrid quanto pessoa é uma batalhadora e uma ansiosa que tenta fazer tudo ao mesmo tempo, isso faz ela as vezes esquecer do básico: RESPIRAR. Mas a Ingrid é uma mulher preta e feliz.

2. Quem é a Ingrid no mundo da Tecnologia?

A Ingrid tecnologista é desenvolvedora de software, que tenta criar um ambiente tecnológico mais justo e inclusivo. Tem estudado sobre viés tecnológico e tem questionado outros tecnologistas.

3. O que te motivou a trabalhar na sua área de atuação?

A possibilidade de poder apoiar outras pessoas com a criação de tecnologia, quando vi que a tecnologia poderia apoiar as pessoas em desastres naturais e etc. Eu me encantei e resolvi entrar de cabeça.

4. Deixe seu recadinho para mulheres que querem entrar na área de Tecnologia.

Não vai ser fácil o inicio, mas depois que tu encontra uma rede de apoio. Encontra outras mulheres tecnologistas, tudo fica mais fácil. Vai e se der medo, vai com medo mesmo.

5. Defina em 2 palavras a Python Brasil 2020.

Organizada

Encantadora

X-RAY: Dandara 👑

Dandara participou da PyBr na trilha PEP0 com a palestra "Análise de Dados e Forró - Dois amores, duas paixões". De forma descontraída ela nos mostrou como Python, análise de dados e forró estão no coração da PyLadies Paraíba. Com o questionamento sobre os grandes sucessos da banda Calcinha Preta, veio também a ideia de misturar tudo isso. Começou assim a saga Análise de Dados e Forró para ensinar python e o melhor do nordeste.

Assista a palestra de Dandara no YouTube

1. Quem é a Dandara enquanto pessoa?

Essa é a parte mais difícil. Sou uma mulher nordestina, baixinha, negra, de 23 anos e muitas piadas ruins. Considero ser feminista e antirracista, o mínimo para se existir num mundo caótico como esse, mas também acredito na bondade das pessoas. Gosto de estar rodeada de gente, e ironicamente não gosto muito de falar de tecnologia. Sou totalmente contra a pergunta “o que é que você faz?” seguida logo depois de um “prazer, meu nome é tal”, porque pessoas são mais do que carreira. Faço as melhores playlists do Spotify segundo o IBGEu e não estaria aguentando firme os tombos na vida sem meus amigos e minha terapia.

2. Quem é a Dandara no mundo da Tecnologia?

A que ama aprender e ensinar. Antes de querer computação, sonhava em fazer pedagogia porque sempre acreditei que o conhecimento é o maior bem que alguém pode ter, e transmití-lo é uma arte que deve ser feita com amor. Conheci a computação porque me perguntava como fazia para que os programas no computador funcionassem. Bom, aquilo parecia ser algo que dava para ser aplicado em todo canto, então queria fazer (na verdade, eu queria programar geladeiras inteligentes rs). Sou da área de dados porque sou muito curiosa e sempre quis entender que tipo de dado a gente produz e como alguém pode entender o que faremos a seguir só através disso. O amor pelo ensino nunca morreu, e nas comunidades (parte essencial da minha vida pessoal e da minha carreira) me sinto pleníssima ministrando e sendo aluna em cursos. Sou extremamente incomodada com o fato de ser exceção do padrão, mas como um cavalo de Troia estou disposta a mudar o sistema por dentro. O sonho da docência não morreu e se Ada Lovelace permitir no futuro faço meu doutorado, mas por enquanto eu quero aprender bastante fora da academia. Ah! E também sou aquela que mexe com uns dados menos sérios, mas bastante importantes, como as músicas da Banda Calcinha Preta. E que ainda tem a cara de pau de palestrar sobre isso na sua primeiríssima Python Brasil da vida.

3. O que te motivou a trabalhar na sua área de atuação?

A possibilidade de ter uma vivência multicultural. Quem sabe programar aqui na Paraíba, sabe programar em Sergipe, sabe programar no Pará, sabe programar na África do Sul e em todos os outros cantos imagináveis. E também eu sempre sonhei em usar a tecnologia para promover um bem social e melhorar a vida dos meus. Já fiz de tudo um pouco. Já ensinei, já pesquisei, já desenvolvi e já criei umas análises de dados legais. Acho que o massa é que pude encontrar um espaço onde posso ter liberdade pra sonhar e executar.

No fim das contas, é como diz Emicida: “você é o único representante dos seus sonhos na face da Terra. E se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai”.

4. Deixe seu recadinho para mulheres que querem entrar na área de Tecnologia.

Entrem em comunidades porque essa caminhada não deve ser solitária. Muitas outras mulheres estão dispostas a apoiar e indicar o melhor meio de estar aqui. Não é fácil, mas não precisa ser impossível. Comunidades são um mundo totalmente diferente, mas bem melhor de ser vivido. Se possível, entrem nas PyLadies porque a gente é legal <3

5. Defina em 2 palavras a Python Brasil 2020.

Saudades vacina

Morre corona

Melhor evento

X-RAY: Carolina 👑

A Carolina participou da PyBr na trilha PEP0 com a palestra "Deep Learning com Python". Ela fez uma breve abordagem das principais técnicas de Deep Learning com Python, apresentando exemplos, ferramentas comuns e uma discursão sobre os principais desafios da área.

Assista a palestra de Carolina no YouTube

1. Quem é a Carolina enquanto pessoa?

A Carol é uma pessoa alegre, engraçada e determinada. Uma pessoa que luta contra qualquer tipo de opressão e se entende em um eterno processo de desconstrução dos ideias que a sociedade impõe, ou seja, em um eterno processo de autoconhecimento.

2. Quem é a Carolina no mundo da Tecnologia?

A Carol na tecnologia é uma pessoa que quer conhecer tudo e aprender de tudo. Que quer compartilhar esse conhecimento com as pessoas, deixar a tecnologia uma área acessível, diverso e que todas as pessoas se sintam parte.

3. O que te motivou a trabalhar na sua área de atuação?

Eu achei essa pergunta muito boa! Acho que eu me sinto muito feliz pesquisando e estudando sobre assuntos da tecnologia, não acho massante nem chato. Me brilha os olhos. Então, poderia dizer que o que me motiva é a possibilidade de criar, de poder inventar algo novo, pegar o que já temos e utilizar em espaços ainda negligenciados. Não sei... mas definitivamente a liberdade de criação me deixa motivada.

4. Deixe seu recado para mulheres que querem entrar na área de Tecnologia

Não desistam. Não desistam. Conversem com outras mulheres, busquem pessoas da área que te representam. Mulheres que você se aproxime da sua história, sabe? Acho importante ter essa conversa offline e perceber que sempre tem alguém que já passou pelo que passamos, que não estamos sozinhas. Então, as vezes é isso que a gente precisa. E bom, mergulhe, a tecnologia tem diversas áreas, experimente, crie, estude, erre, estude de novo. E vamos juntas.

5. Defina em 2 palavras a Python Brasil 2020

Oportunidades e inovação.

Ao compartilhar nas redes sociais não esqueçam de usar a hashtag #pybr2020. Façam com que o mundo conheça o trabalho que vem sido desenvolvido por essas rainhas acessíveis.

Gostou? Compartilhe: