Você sabia que é possível usar a infraestrutura da PyLadies Global para hospedar o site do seu capítulo PyLadies?

Infraestrutura do PyLadies Global

Recentemente a PyLadies Global foi estruturada para gerenciar os recursos que são destinados à PyLadies de forma global. Dentro da PyLadies Global há alguns projetos, sendo um deles o de tecnologia e infraestrutura que é responsável, dentre outras coisas, pelo suporte aos sites dos capítulos PyLadies.

Através do time de infra é possível obter um domínio .pyladies.com personalizado com o nome do seu capítulo, além de hospedagem gratuita para o site. O processo de solicitação leva poucos minutos para ser iniciado e o time de infra costuma responder bem rápido. A criação do site da PyLadies São Carlos, por exemplo, foi completada em menos de 24h após a solicitação.

Etapas do processo de solicitação

O processo de solicitação é feito através do repositório chapter-websites no GitHub, onde fica centralizado os sites de todos os capítulos que estão na infraestrutura da PyLadies Global. No README do repositório tem as informações sobre como fazer a requisição. Vale ressaltar que, por enquanto, o processo é feito todo em inglês.

Para iniciar o pedido é preciso abrir uma issue com algumas informações sobre o capítulo e também sobre as tecnologias que serão usadas no site. A issue possui um template para ajudar no preenchimento dos dados, além de uma lista com os passos que devem ser cumpridos para a solicitação ser atendida. Após a abertura da issue, é preciso notificar o time de infra no Slack, por meio do canal #project-tech-infra.

Quando o time de infra receber o seu pedido, será criado um repositório para o site do seu capítulo, onde você poderá personalizar o template padrão fornecido, ou até mesmo criar o seu próprio design. Após finalizar a edição do site nesse repositório, você precisará abrir um pull request para adicioná-lo como um submódulo do repositório chapter-websites.

Assim que o seu pull request for aprovado e mergeado, o site estará no ar!

Como fazer o pedido

Acesse o repositório chapter-websites, vá para a aba Issues e clique em New issue.

Será exibido uma lista de templates disponíveis, escolha Requesting a new PyLadies Chapter website clicando em Get started.

Você deve preencher as informações solicitadas no template, sendo elas:

  • qual o nome do capítulo que está solicitando o site?

São Carlos, por exemplo.

  • o capítulo está cadastrado no diretório de capítulos do PyLadies?

O capítulo precisa estar devidamente cadastrado para que a solicitação seja aceita. Caso o seu capítulo ainda não esteja oficializado, há um link para o formulário de cadastro no template. Após o cadastro você pode continuar com o pedido.

  • qual é o domínio personalizado desejado?

O domínio será .pyladies.com. Você pode escolher o que colocar como prefixo (saocarlos.pyladies.com, por exemplo).

  • quais organizadoras terão permissão de edição no repositório do site?

Será criado um time para o seu capítulo, que terá permissão de edição no repositório do site. Como o repositório será criado dentro da organização do PyLadies, é preciso listar as organizadoras que serão inseridas no time. Os dados necessários são: nome, usuário do GitHub, usuário do Slack da PyLadies Global e o "cargo" dentro do capítulo (organizadora ou cofundadora, por exemplo).

  • você gostaria de usar um template para gerar o site, ou prefere que ele seja criado em branco?

Você pode escolher entre usar um template padrão do PyLadies no Netlify, forkar um design que você já tenha em algum repositório, ou criar o site em branco.

  • onde você vai hospedar o site?

Você pode escolher entre hospedar no GitHub Pages (para sites estáticos) ou no Heroku. Caso você queira hospedar em outro local, é preciso informar onde será, para que o time de infra possa fazer as configurações de DNS.

Após as perguntas, há um checklist com duas seções para acompanhar o andamento do pedido. A primeira seção deve ser preenchida por você e a segunda é preenchida pelo time de infra. Para finalizar o pedido, você deve responder às perguntas acima (feito!) e mandar uma mensagem no canal #project-tech-infra no Slack para que o time de infra veja a sua issue. Esses são os dois primeiros passos do checklist (pode marcá-los no template), os próximos serão feitos quando o seu pedido for respondido. Agora, basta clicar em Submit new issue e aguardar.

O que fazer após enviar o pedido?

Quando o seu pedido for visualizado pelo time de infra, será criado um time na organização do PyLadies no GitHub para o seu capítulo, com as organizadoras que foram listadas no pedido. É preciso aceitar o convite para fazer parte do time. Além do time, será criado um repositório para o site do seu capítulo. O link para o repositório será adicionado na issue que você abriu, portanto é preciso acompanhar a discussão pelo GitHub.

Tendo acesso ao repositório, você e as outras organizadoras poderão personalizar o site para deixá-lo como vocês quiserem. Assim que a a edição estiver finalizada, será preciso abrir um pull request para adicionar o repositório do site como um submódulo do repositório chapter-websites.

Como criar um submódulo do seu novo site

Primeiramente você precisará fazer um fork do repositório chapter-websites e cloná-lo na sua máquina. Em seguida, você irá adicionar o repositório do seu site como um submódulo no repositório chapter-websites. Para isso, você precisará informar a URL (https) de clonagem do repositório e a branch de produção do seu site (caso a hospedagem seja no GitHub Pages, a branch de produção é gh-pages). Após a criação do submódulo, basta inicializá-lo para que o último commit do site seja fixado no chapter-websites.

Para fazer isso, execute os comandos:

$ cd chapter-websites # entra na pasta do repo
$ git submodule add -b <BRANCH_DE_PRODUÇÃO> <URL_DO_REPOSITÓRIO> <NOME_DO_CAPÍTULO>
# exemplo: git submodule add -b gh-pages https://github.com/pyladies/pyladies-sao-carlos-website.git saocarlos
$ git submodule init

O último comando criará uma entrada no arquivo .gitmodules com a configuração do seu submódulo. Você precisará fazer um commit com as alterações e abrir um pull request do seu fork para o repositório original.

Criando o pull request para adicionar o seu submódulo

Acesse o seu fork do repositório e clique no botão Pull request.

Escolha pyladies/chapter-websites como base repository e main como base, escolha o seu fork como head repository e main como compare. Se tudo estiver correto, aparecerá a mensagem Able to merge.

Clique no botão Create pull request e aparecerá um template parecido com o da issue do pedido. As informações pedidas no template são:

  • esse capítulo já estava no repositório monolito do PyLadies?

Essa pergunta é para os sites que existiam antes da infraestrutura nova do PyLadies Global ser criada, portanto marque Não.

  • caso você tenha marcado sim, você já deletou do monolito?

Como o seu site é novo, essa pergunta não se aplica, portanto pode deixá-la em branco.

  • esse pull request está adicionando um site de capítulo?

Como você está adicionando o seu site novo, marque Sim.

  • se você marcou sim, o capítulo está registrado no diretório de capítulos do PyLadies?

Você já confirmou que o seu capítulo está cadastrado lá na criação do pedido, certo? Portanto, marque Sim.

  • se você marcou não, por favor registre o seu capítulo. Você conseguiu fazer o cadastro?

Novamente, não se aplica à capítulos cadastrados, pode deixá-la em branco também.

  • esse pull request está atualizando um site já existente?

No futuro, quando você precisar atualizar o site, será preciso abrir um PR igual à esse. No momento da criação, pode marcar Não.

  • checklist do pull request

Marque para indicar que você preencheu as seções acima.

Com o template preenchido, clique em Create pull request. Será gerado um número de identificação do seu pull request (#14, por exemplo). O terceiro item do checklist da issue que você abriu para fazer o pedido pede esse número. Você pode editar a issue para adicioná-lo. É importante fazer essa atualização para ficar mais fácil de associar o seu pull request com a sua issue.

Com o pull request devidamente criado, você completou todas as etapas! Assim que o time de infra aceitá-lo e mergeá-lo, o site estará no ar e você poderá utilizá-lo para divulgar o seu capítulo.

Atualizações

Caso você precise editar o site no futuro, será preciso atualizar o submódulo para que ele utilize o último commit do repositório do site. Para isso, você precisará acessar o seu fork do repositório chapter-websites e fazer um pull dentro da pasta do seu submódulo. Isso irá atualizá-lo para o último commit realizado no repositório do site. Após isso, será necessário fazer um commit para salvar as alterações e abrir um pull request para atualizar o repositório chapter-websites.

Os comandos para isso são:

$ cd chapter-websites/<NOME_DO_CAPÍTULO>
$ git checkout <BRANCH_DE_PRODUÇÃO>
$ git pull
$ cd ..
$ git add <NOME_DO_CAPÍTULO>
$ git commit -m "Update submodule for chapter <NOME_DO_CAPÍTULO>"
$ git push <BRANCH_DE_PRODUÇÃO>

Para abrir o pull request de atualização, siga os mesmos passos do pull request de criação. O template será o mesmo, mas lembre-se de responder Sim à pergunta "esse pull requst está atualizando um site já existente?". Novamente, basta aguardar a aceitação do pull request para que as atualizações entrem em produção.

Gostou? Compartilhe: