Vocês realmente acharam que a gente não ia participar, né? Pois bem, erraram feio porque olha a gente aqui com um monte de issues que você aí em casa pode nos ajudar e ainda ganhar uma super camiseta do Hacktoberfest 2020.

Antes de tudo, uma breve introdução

Sobre o Hacktoberfest

O que é o Hacktoberfest?

O Hacktoberfest é um evento que ocorre durante todo o mês de outubro para incentivar pessoas a contribuírem com projetos de código aberto (open source). Ou seja, durante o mês de outubro as pessoas que se cadastrarem no evento têm de fazer 4 Pull Requests (PRs) válidos em um ou mais projetos de open source. Ao atingir essa meta, você pode ficar feliz da vida e mandar seu endereço porque o prêmio vai direto pra sua casa!

O que são Pull Requests válidos?

Ótima pergunta. Você já está entrando no esquema do Hacktoberfest. Basicamente, sempre tem uma pessoa espertinha que quer ganhar o prêmio sem fazer muito esforço e, por isso, fazem PRs que têm alterações que não são lá úteis, como remoção de linhas em branco ou qualquer coisa assim. Dessa forma, o repositório e as mantenedoras que recebem o PR em seu projeto podem avaliar se é ou não um PR válido.

A ideia não é impedir ninguém de ganhar o prêmio, mas sim fazer com que as pessoas de fato queiram participar dos projetos de código aberto e começar a entrar mais fundo nesse mundo tão legal de colaborar com projetos que você ama e que tem algum impacto social.

E como a PyLadies Brasil entra nisso tudo?

Bom, nós somos uma rede de comunidades com objetivo de incentivar igualdade de gênero na área de TI e o código fonte do nosso site está em um repositório público, então você pode fazer seus Pull Requests para o nosso repositório! Lembrando que, caso você não se sinta confortável, não é necessário contribuir com código. Você pode contribuir também com postagens no nosso blog! Não sabe o que postar no blog? Dá uma olhada nessa outra postagem aqui, que diz exatamente o que você pode ou não postar (lembrando que a sua postagem vai passar por uma revisão do time responsável pelo site, mas não fique nervosa. Estamos aqui pra te ajudar a entrar no mundo do open source).

Caso você se sinta confortável com código, temos várias issues prontas para serem resolvidas. Você não precisa fazer tudo isso sozinha! Nós do time de tech da PyLadies estamos sempre disponíveis para tirar eventuais dúvidas e dar o direcionamento necessário. Tudo que precisamos é da sua empolgação pra entrar em contato com a gente.

Hacktoberladies

Se você ainda não conhece Git e Gihub, no dia 17 de outubro das 14h às 20h vamos promover o Hacktoberladies. Um evento pensado para meninas e mulheres que estão chegando agora por essas bandas da TI e querem aprender a mexer um pouquinho com código.

Durante a programação vamos falar sobre projetos open source e fazer um workshop bem mão na massa para ensinar os comandos básicos de git e como criar um post no nosso blog.

As inscrições podem ser feitas até um dia antes do evento nesse formulário. Não se preocupa em saber alguma coisa ou ter algum programa instalado no computador. Vamos ter tempo para fazer tudo isso durante o evento e também enviaremos um e-mail com algumas orientações prévias.

Como contribuir

Agora que você já está decidida a nos ajudar com o site da PyLadies Brasil, podemos entrar em assuntos ligeiramente mais técnicos. Supondo que você já se cadastrou no evento, eis aqui o nosso passo-a-passo, também descrito no arquivo de Contribuição do repositório já mencionado.

  • A primeira coisa que você precisa fazer é ir até nosso repositório do GitHub e dar uma lida no conteúdo de lá, já que são as instruções para você baixar o repositório e conseguir rodar o site na sua máquina. Uma vez que isso funcionou, você pode ir até a seção de contribuição, onde existem instruções para cada tipo de atividade que você pode fazer no site (adicionar eventos, adicionar postagens, criar páginas etc).

  • Uma vez que o site já está rodando na sua máquina tranquila e suavemente tal qual uma brisa de verão, você finalmente pode ir até a página de issues e ver quais tarefas estão disponíveis. Algumas das tarefas têm a tag hacktoberfest, mas você não precisa se prender a elas. Qualquer Pull Request válido conta para o Hacktoberfest, então se aventure nas issues e veja o que te interessa!

  • Importante: assim que você encontrar uma tarefa na qual gostaria de trabalhar, comente nela para que a gente consiga manter o controle e não deixar que outra pessoa também pegue.

  • Pronto, você já tem a sua tarefa, já conseguiu rodar o site localmente, hora de botar a mão na massa. Você, muito atenta, leu todo o arquivo de contribuição e fez um fork do projeto para o seu perfil, criou a branch e agora está desenvolvendo a tarefa (técnica ou não) com a maestria que só você poderia ter. Excelente.

  • Quando você terminar, abra o Pull Request para a branch master do nosso repositório e... Pronto! Pronto? Não, ainda não está pronto. O Pull Request é de fato o primeiro passo para você ganhar seu prêmio, mas não nos esqueçamos do objetivo do Hacktoberfest: trazer mais gente pra comunidade open source. Por isso, é muito mais legal se você for até o fim do processo, o que significa esperar até a revisão do time de tecnologia e, possivelmente, ter que fazer algumas correções.

  • Por fim, você pode saborear o gostinho da sua vitória ao ver suas contribuições no nosso site.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo Slack no canal #brasil ou comente na issue que você deseja trabalhar. Estaremos de olhos e braços bem abertos (a uma distância de 1.5m, claro) para te ajudar no que for preciso.

caco

Gostou? Compartilhe: