Título bem dramático, mas não poderia ser diferente, a Campus Party, em sua quinta edição em Recife, conseguiu superar nossas expectativas de um jeito incrível (tenham certeza, tínhamos inúmeras expectativas).

Na abertura, a Campus já começa mostrando que aquele evento será inesquecível quando o Beakman (Beakman's World - O Mundo de Beakman) entra no palco e faz todos reviverem as experiências malucas que eram feitas para crianças aprenderem o quanto ciência poderia ser divertido.

Depois do momento nostalgia, tivemos que encarar o fato de que seria difícil escolher só uma palestra de uma lista incrível de opções. Mas algo que vale destacar foi a trilha feminina que a Campus nos trouxe. No palco principal tivemos o prazer de ver a talk "As Mulheres na Ciência têm o poder de mudar o mundo", com a Adriana Fontes, Audrey Cysneiros, e Aline Carvalho, debatendo sobre a representatividade da mulher na ciência e as dificuldades encontradas dentro do ambiente acadêmico.

Mas não parou por ai, tivemos ainda a Erica Ferrer, a Nancy Lyra, a Paula Soares, a Thaisa Mirely e a Valeska Martins discutindo sobre "Mulheres na Indústria de TI", trazendo a tona assuntos polêmicos e delicados mas com extrema urgencia de serem discutidos, como assédio, mansplaining, além de compartilhar estratégias para trazer maior diversidade para a empresa.

Incrível, certo? Então, vou te dizer que ainda teve mais. Teve projeto incrível de empoderamento de meninas através da programação? Teve sim, o Code Girl que o diga. Teve projeto maravilhoso mostrando que meninas jogam (e jogam muito bem, obrigada)? Claro que teve, o Meninas também jogam estava lá nos dando a prova disso.

E se você acha que nossa programação ja tinha terminado, as 4h da madrugada estávamos começando a falar sobre "Python: o poder da linguagem, mercado e diversidade”, e para nossa emoção, tivemos cadeiras cheias, cheias de moças e moços interessados em como Python pode ser uma ferramenta incrível para resolver seus problemas e para gerar impacto social. Tivemos a experiência incrível de ver o espaço preenchido em plena madrugada, depois de um dia de palestras e sem intervalo para descanso… o que nos deu ainda mais energia para dar o nosso melhor durante aquele evento.

Em resumo, o que foi a Campus Party Recife 2016? Waw, foi única. Foi quando conhecemos mulheres maravilhosas em quem vamos nos espelhar daqui para frente. Foi quando conhecemos pessoas que lutam pela mesma causa e estão dispostas a colaborar nesse movimento lindo de empoderamento feminino. Foi quando descobrimos amigos. Foi quando fizemos contato e trocamos conhecimento com as mais diversas pessoas. Foi quando formamos laços que vão durar bem mais que dois dias. Foi quando vivemos experiências tão marcantes, que esquece-las não será uma opção.

Obrigada, Campus. Obrigada, campuseiros.

Até mais para tod@s,
qualquer coisa é só gritar.
Gabi.

Code Girl:
site: http://codegirl.com.br
email: [email protected]
facebook: https://www.facebook.com/codegirlBR/

Meninas também jogam:
site: http://www.meninastambemjogam.com
email: [email protected]
facebook: https://www.facebook.com/meninastbjogam/

Gostou? Compartilhe:

Comments