Demorou mas o post saiu! Desculpem pelo delay, meninas, mas eu precisava de um tempinho para processar tudo que aconteceu na #cpbr8.

Primeiramente vou me apresentar: me chamo Juliana, tenho 19 anos e estou cursando o segundo ano de Engenharia de Computação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, no interior de SP). Cofundei o PyLadies São Carlos junto com a Gabi e as garotas no final de 2014. Antes disso passei quase um ano cercada apenas por garotos e professores, pois sou a única garota da minha turma. Talvez por esse motivo, percebo como faz diferença ter uma comunidade para te apoiar e encontrar pessoas que compartilham dos mesmos gostos que você.

Já havia conhecido algumas comunidades virtuais na adolescência, a ideia de encontrar pessoas com os mesmos gostos que eu sempre foi uma coisa que me atraiu muito, e o PyLadies foi a primeira oportunidade que tive de me conectar com garotas que estão na computação porque gostam e não se intimidam com as dificuldades da área.

Esse ano participei da Campus Party e foi simplesmente uma das experiências mais incríveis que já tive: descobri outras iniciativas voltadas para mulheres e minorias, assisti palestras bem bacanas, conheci pessoas fantásticas e fiz um belo networking! Foi a primeira vez que tive contato com a comunidade presencialmente e foi muito legal conhecer mulheres que já trabalham com tecnologia e compartilham suas experiências com quem está começando.

Vou listar algumas das minhas experiências e conteúdos que assisti, todas as palestras podem ser assistidas no campuse.ro

Pessoas

Eu já conhecia o trabalho da Márcia Carioni, pois temos alguns grupos em comum no Facebook, e tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente durante a Campus. Ela é empresária e professora de Informática Educativa para Terceira Idade, e só trabalha com aulas VIP, onde suas alunas são pintoras, advogadas, médicas, empresárias, professoras, mulheres que só tiveram tempo para descobrir o mundo tecnológico após se aposentarem, por mais graduadas que sejam. Para ela, o preconceito com as mulheres na tecnologia deve ser combatido desde a infância, com briquedos que estimulam a criatividade e o raciocínio, além de jogos de lógica.

Iniciativas

"Women & Mozilla - Conheça o WoMoz e saiba como envolver-se"

A Mel Devens apresentou no palco Urano (Desenvolvimento) o WoMoz, que é a comunidade da Mozilla dedicada a aumentar o envolvimento de mulheres nos projetos de software livre da Mozilla, e deixou aberto o convite para quem quiser participar: basta se inscrever na lista de emails da Mozilla e dizer que quer fazer parte (:

Bate-papos

"Uma ideia na cabeça e um código na tela"

Bate-papo com coders empreendedores onde a Camila Achutti (infelizmente não consegui conversar com ela) apresentou o Technovation Challenge Brasil, a maior competição do mundo para meninas em tecnlogia.

"Mulheres na Tecnlogia, promovida pelo Facebook"

Promovido pelo Facebook, esse bate-papo com diversas mulheres de empresas importantes de tecnologia (Whatsapp, Xiaomi, Qualcomm) foi hosteado pela Laura González-Estéfani, líder de parcerias do Facebook na América Latina, onde cada uma compartilhou suas experiências profissionais, situações complicadas que já passaram ou preconceitos que sofreram por serem mulheres e contaram como fizeram para conciliar a vida familiar com a carreira.

"Aqui quem manda são as mulheres"

Outro bate-papo, dessa vez com mulheres empreendedoras, que exporam seus projetos e startups, deram dicas de como conseguiram lançar seus produtos e discutiram como as mulheres podem entrar no espírito empreendedor.

Parcerias

"Oficina de Chão + Intel"

Participei da Oficina de Chão, ministrada pelo Alexandre Casemonstro, e tive a honra de ser patrocinada pela Intel e ganhar uma placa Intel Galileo gen2 para desenvolver meus projetos durante 2015! Foi uma experiência super bacana construir o Minion Mc Fly (De Volta Pro Futuro) e vou continuar trabalhando nele para apresentar a versão 2.0 na CPRB9 em 2016.


Considerações Finais

No geral achei a grade da programação bem diversa, tinha várias atividades voltadas para mulheres (infelizmente nem todas estão disponíveis no site, como as oficinas das garotas do Technovation).

Espero que no próximo ano as garotas de São Carlos (e quem sabe as do Nordeste também?) possam ir junto comigo para representarmos o PyLadies todas juntas por lá! Quero muito que mais pessoas tenham a mesma experiência que eu tive, pois para mim foi muito gratificante sentir que faço parte de uma comunidade tão grande e ao mesmo tempo bem diversificada.

Até a próxima!


Gostou? Compartilhe:

Comments