absolutamente tudo quebrou. codeship se tornou pago e o buildpack do heroku estava desatualizado. nenhum build funcionava.

respiramos fundo, arregaçamos as mangas e fomos descobrir o que estava acontecendo. essa postagem é a descrição de todo o processo pra tentar resolver o bug dos builds. spoiler: o problema foi resolvido!

investigação

o meu primeiro passo foi entender como era o fluxo inteiro de deploy do site. o que eu descobri é que era bem simples: quando um PR do repositório era mergeado, o Codeship iniciava uma tarefa de enviar as atualizações pro Heroku e o Heroku fazia o deploy do site.

quando o Codeship se tornou uma ferramenta paga, deletou todas as contas gratuitas. a partir disso tentei fazer o deploy direto pelo Heroku de uma forma manual, a fim de validar o que estava dando errado e por que estava dando errado. logo no primeiro deploy que tentei fazer, encontrei um erro: o Python não estava sendo instalado corretamente.

heroku e o buildpack

o Heroku usa buildpacks pra instalar bibliotecas, linguagens, ferramentas e qualquer coisa que você precise pro seu projeto. existem buildpacks oficialmente suportados pelo Heroku, como o buildpack para Python, e os buildpacks que são feitos por terceiros e pela comunidade, como o builpack para o Pelican e o buildpack para o nginx.

o site da PyLadies usava um buildpack que foi criado a partir do buildpack do Pelican, mas customizado para o nosso site.

tentativa 1: atualizar o buildpack da PyLadies

ao analisar o buildpack da PyLadies, notei que os passos eram bem simples. ele instalava o Python em uma versão fornecida, rodava o Pelican para gerar o conteúdo do blog e então instalava o nginx e dava acesso à pasta com os arquivos .html gerados no passo anterior.

tentar atualizar as versões necessárias no buildpack não funcionou. o maior motivo era porque o método de instalação do Python estava defasado.

conferi no buildpack oficial do Python como era feita essa instalação e até pensei em ajustar o nosso buildpack, mas aí me veio a pergunta: "será que vale a pena?"

e essa pergunta foi muito importante. se um dia mudassem o endereço que eu deveria usar para fazer o download do Python de novo, eu teria que arrumar de novo esse buildpack. isso é um retrabalho, já que as pessoas que mantêm o buildpack oficial do Python vão fazer isso por nós. dessa forma, decidi partir pra minha segunda abordagem.

tentativa 2: combinar o buildpack da PyLadies com buildpacks oficiais

a ideia aqui era simples: em vez de instalar o python dentro do nosso buildpack, eu ia usar o buildpack oficial do python + o nosso buildpack. dessa forma, teríamos sempre a instalação mais atual do Python e manteríamos no nosso buildpack apenas o que era essencial.

o problema dessa abordagem é que eu notei que não tinha nada demais acontecendo no nosso buildpack, então mais uma vez era retrabalho. precisaríamos sempre atualizar os métodos de instalação do nginx e não valia a pena ficar fazendo algo que já está sendo feito porquem mantém o buildpack do nginx.

rapidamente fui para minha terceira tentativa.

tentativa 3: trocar tudo por buildpacks oficiais

aqui, troquei o nosso buildpack velho e capenga por dois buildpacks: um buildpack de Python, que instala o Python e todas as bibliotecas que a gente precisa, e um buildpack do nginx, que vai ser responsável por fazer nosso site aparecer.

criei um arquivo Procfile, que é um indicativo pro Heroku do que ele precisa rodar enquanto faz o deploy. o nosso Procfile é bem simples, ele gera as oáginas do Pelican e então roda o nginx.

testei tudo e os builds estavam 100%. ótimo!

fui para o meu próximo passo: github actions.

github actions

tudo que eu estava fazendo até agora era manualmente. eu gerava as mudanças na minha máquina e fazia o deploy direto no Heroku. isso não é bem o que a gente quer. a gente quer que, toda vez que um Pull Request seja mergeado, uma mágica aconteça e essa mudança também seja refletida no site. dei uma fuçada na documentação do github actions e encontrei uma que servia para fazer o deploy no Heroku. fiz o que precisava ser feito e criei um PR teste. o build rodou perfeitamente! as coisas estavam dando certo! até que fui entrar no site pra conferir e...

img

giovana vs pelican

o nginx não estava achando a pasta com o conteúdo do site e eu passei muito tempo tentando entender o porquê.

o github actions estava ok, os builds do heroku estavam ok também, mas algo estava acontecendo porque o nginx não estava conseguindo achar a pasta com o conteúdo. depois de fuçar muito dentro dos logs dos builds finalmente achei uma explicação:

CRITICAL UndefinedError: 'pelican.contents.Article object' has no attribute 'tags'

e aí eu percebi que o problema não estava no nginx que eu tinha passado os últimos dois dias investigando. o problema tava no safado do pelican e no template.

fiz o que todo hacker faz e joguei o erro no google. não surpreendentemente, achei uma pessoa com exatamente o mesmo problema que o meu e descaradamente roubei a ideia de só colocar uma validação a respeito do atributo de "tags". não é uma solução de fato, mas o objetivo de todo o trabalho era consertar o build. a atualização do template fica pra depois.

uma vez que o template foi consertado e o merge feito, o github action fez o trabalho dele e o deploy aconteceu. mais do que isso: o deploy funcionou!

agradecimentos

tudo isso aconteceu ao som desse vídeo de 3 horas com vários álbuns de drum & bass, que é a minha obsessão atual pra estudar porque me sinto em um videogame. então o meu agradecimento pricipal vai pro canal do Youtube Mr Fredericks.. obrigada!

Gostou? Compartilhe: