A Python Brasil é a maior conferência sobre linguagem de programação Python do Brasil e da América Latina.

Dentre seus objetivos podemos destacar a difusão da linguagem Python, assim como o compartilhamento de conhecimento e de experiências, afim de manter o constante crescimento da comunidade.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a Python Brasil está no formato remoto e está sendo organizada por times do Brasil e do mundo. Além disso, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Serão sete dias de imersão, onde participantes poderão contribuir para projetos de software livre, participar de treinamentos e adquirir novos conhecimentos com outras pessoas da comunidade.

Inspiradas pelo lema "Pessoas > Tecnologia" e pelas políticas de diversidade da comunidade, convidamos vocês a acompanharem a grade de programação desse ano e conhecer mulheres incríveis de diversas áreas de atuação que estarão participando da Python Brasil 2020.

E aí, vamos mergulhar nesse universo?

Mesa redonda das PyLadies

O evento terá em sua abertura a mesa redonda das PyLadies, tendo início na segunda-feira, no dia 02 de novembro de 2020, às 10 h. A partir daqui você poderá escolher uma trilha e se aventurar nesse macrocosmo pythônico!

Mesa redonda Pizza Ao Vivo: divulgação científica

No dia 4 novembro de 2020, às 10:30 da manhã teremos mais uma mesa redonda integrada exclusivamente por mulheres! Nesta edição especial ao Vivo do Pizza de Dados, as anfitriãs Jessica Temporal e Letícia Portella terão a presença de Carla Vieira do canal E A.I., Carla, Mila Laranjeira e Vivi Mota do canal Peixe Babel para discutir sobre a divulgação científica e Ciência de Dados no Brasil!

Palestras

As trilhas acontecerão de forma simultânea, as palestras vão desde o nível iniciante até o nível avançado, passando por diversos temas como: Diversidade & Inclusão na Tecnologia, Cultura, Educação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Computação Ciêntífica, DevOps, dentre outros.

Utilize a descrição pra escolher os temas que mais te interessam e embarque nessa jornada durante a semana.

Segunda-feira, 02/11/2020

Trilha Horário Tema Palestrante Descrição
PEP 404 15:00 - 15:45 Black Friday sem Catástrofes Jéssica Pauli de Castro Bonson A Black Friday exige muitos preparos e melhorias na arquitetura do Olist para aguentarmos os milhões de vendas e acessos no e-commerce. Nessa palestra vou compartilhar o que fizemos para dessa data com tranquilidade e o que planejamos para que a desse ano também seja um sucesso.
PEP 20 15:50 - 16:35 Como a programação mudou a minha vida - de médica a programadora Loyanne Repolho Como foi o processo de transição de carreira de 4 anos como clinico geral para programadora em menos de 1 ano e o que me inspirou a desenvolver uma skill para Alexa direcionada à pacientes em suspeita ou com diagnóstico de Hipertensão Arterial usando Python e Lambda.
PEP 404 15:50 - 16:35 Dados categóricos em árvore de decisão utilizando libs Python Ana Paula da Silva Mendes Alguns algoritmos de árvore de decisão com Python são restritos a dados numéricos. A palestra irá abordar o uso de dados categóricos em árvore de decisão utilizando libs Python abordando algumas dificuldades em problemas restritos ao uso de dados categóricos.
PEP 8 15:50 - 16:35 Reconhecimento Facial em 5 passos Giovana Oliveira de Lucca A palestra tem como objetivo apresentar os métodos da biblioteca Face Recognition da linguagem Python em apenas 5 passos e demonstrar, por meio de exemplos, a simplicidade da utilização destes métodos para implementar as técnicas de Reconhecimento Facial.
PEP 20 16:40 - 17:25 Impulsionando sua carreira em tecnologia Leticia Portella A palestra aborda aprendizagens que tive e o como isso afeta o desenvolvimento dos programas com os quais trabalho. Abordarei não só as questões técnicas, mas também a parte mais humana desse processo.
PEP 20 18:20 - 19:05 PyBR 2019: o impacto das comunidades na transição de carreira de uma mulher preta e a criação de novas perspectivas Allana Dabia Cardoso Teixeira de Paula O protagonismo profissional de grupos minoritários foi, historicamente, algo utópico. A área de TI tem se tornado mais acessível à esses grupos a partir da articulação destas comunidades, a estas ações dá-se o nome de devolutivas: doar após receber. Contarei um pouco sobre isto.
PEP 20 19:10 - 19:55 Empatia, ética, algoritmos e o futuro Carla Vieira Você é responsável pelo código que escreve? É fácil esquecer que o código que escrevemos afeta vidas reais. Precisamos estar cientes de quanto poder nos foi dado e assumir a responsabilidade pelo que construímos.
PEP 8 19:10 - 19:55 WebScraping, Python e Ordem da Câmara dos Vereadores Gabriela Cavalcante da Silva Vamos conversar sobre algumas ferramentas e recursos python que temos disponível para fazer projetos de raspagem de dados. Vou dividir um pouco da minha experiência analisando documentos da Câmara dos Vereadores de Natal usando Python e WebScraping.

Terça-feira, 03/11/2020

Trilha Horário Tema Palestrante Descrição
PEP 20 15:00 - 15:45 Inovação e Tecnologia na educação: python como objeto de aprendizagem multidisciplinar Pâmella Araújo Balcaçar Serão abordados os impactos possíveis da tecnologia na educação. Veremos a aplicação da taxonomia de Bloom considerando python como objeto de aprendizagem multidisciplinar. Por meio de metodologias inovadoras e de Python, suas aulas nunca mais serão as mesmas.
PEP 8 16:40 - 17:25 Introdução à recuperação de informação musical Giovana Vieira de Morais Nessa palestra, exploraremos a Recuperação de Informação Musical, mostrando como um computador pode entender sinais musicais, que tipo de informações podemos relevantes podemos extrair e quais os desafios mais recentes, usando a librosa, uma biblioteca para análise de áudio.
PEP 20 16:40 - 17:25 SUB-REPRESENTAÇÃO E INVISIBILIDADE FEMININA NA STEM (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING AND MATHEMATICS): uma análise de estereótipos, educação e plataformas de carreira Salete Silva Farias O que dizem os relatórios mundiais sobre a representatividade das mulheres na STEM e os próximos 100 anos? Na educação e nas carreiras emergentes, entenda como estereótipos de gênero tem impacto no protagonismo feminino na ciência e na visibilidade em plataformas de carreira.
PEP 0 18:20 - 19:05 Ambientes Virtuais, o que são e para que servem? Maria Fernanda Souza Andrade Você já teve problema na hora de instalar pacotes ou executar um projeto antigo? Se você já passou por momentos assim, sei como é, por isso vem comigo desbravar os ambientes virtuais. E se tu ainda não passou, relaxe, você estará preparada depois dessa palestra.
PEP 404 18:20 - 19:05 Análise Numérica com Python: O Poder da Linguagem que Conquistou o Coração de Cientistas e Engenheiros Lis Ramos Barreto de Almeida Este é um convite ao universo onde a linguagem Python pode nos ajudar a resolver equações que parecem ser insolúveis. Como a Análise Numérica pode fazer uso de técnicas computacionais robustas para resolver problemas do universo que vai da escala quântica à extragaláctica?

Quarta-feira, 04/11/2020

Trilha Horário Tema Palestrante Descrição
PEP 20 15:00 - 15:45 Ensino de programação: Como fazer parte da comunidade global The Carpentries? Mariana Dias Guilardi e Beatriz Milz Você gosta de compartilhar conhecimento? Nessa palestra iremos apresentar a comunidade The Carpentries, que ensina habilidades computacionais e de ciência de dados para pessoas pesquisadoras ao redor do mundo, ao mesmo tempo que fomenta uma comunidade ativa, inclusiva e diversa.
PEP 0 15:50 - 16:35 Human Learning: Por que ensinar e aprender Python? Mirlla Marques Santana Alves Venha descobrir como o ser humano aprende ensinando, os porquês de aprender Python e formas de criar materiais para ensinar pessoas. Não importa o seu nível de conhecimento na linguagem, vamos aprender juntos!
PEP 8 15:50 - 16:35 Usando RASA Boilerplate para criar um chatbot mais rápido que maratonar senhor dos anéis Bruna Nayara Moreira Lima Quer criar um chatbot, mas parece que é muita coisa pra aprender em pouco tempo? Que tal começar a se aventurar no mundo dos bot conversacionais com um projeto de software livre brasileiro que já vai facilitar sua vida? Parece difícil, mas não é. Vem que eu te mostro como.
PEP 20 16:40 - 17:25 Essa documentação só falta falar - Escrevendo, revisando e testando (isso mesmo!) documentação para usuários finais Amanda Fonseca Savluchinske Muitos acham que escrever documentação é fácil, mas não é a toa que existe uma profissão inteira dedicada a isso. Nessa palestra, pretendo apresentar o processo que levou a nossa equipe de pessoas desenvolvedoras a escrever documentação de qualidade e padronizada
PEP 20 18:20 - 19:05 Como submeter uma PEP pra comunidade : - Python Daniele Nazaré Tavares O que são Propostas de Enriquecimento do Python ou PEP's?Elas são documentos da linguagem Python que descrevem as suas mudanças,sendo dividido de 3 modalidades distinta. Sendo assim iremos entender quais são os passos necessários para a públicação de uma PEP em cada modalidade.
PEP 404 18:20 - 19:05 Reconhecimento de texto e imagem com Python e CloudFunctions automatizando processos de TV :) Camilla Martins Vamos ver um pouquinho de machine learning na prática, aplicado a processos de TV? Vamos mostrar como líamos informações de claquetes em vídeos e outras que queríamos para automatizar processos operacionais invisíveis às nossas telinhas :)
PEP 0 19:10 - 19:55 Deep Learning com Python Carolina Fernanda da Silva Breve abordagem das principais técnicas de deep learning com python. Apresentando exemplos, ferramentas comuns e uma discursão sobre os principais desafios da área.

Quinta-feira, 05/11/2020

Trilha Horário Tema Palestrante Descrição
PEP 0 15:00 - 15:45 Iteração: A história secreta Naomi Ceder Usar loops "for" é comum e até básico em Python. Mas como a iteração realmente funciona em Python? Você sabe o que um "iterador" realmente faz em comparação com um "iterável"? Nesta palestra você aprenderá a história secreta da iteração, com um pouco de codificação ao vivo.
PEP 20 15:00 - 15:45 Mercado de Trabalho em Dados - rotina de uma analista Patrícia do Nascimento O mercado da área de dados (empresas e requisitos). Pretendo mostrar através de dados o pipeline de uma analista de dados ao abordar um problema: obtenção de dados, análise dos dados e apresentação de resultados - utilizando Python como ferramenta.
PEP 8 15:50 - 16:35 Como usamos IA para auxiliar médicos a lerem ECGs Jessica dos Santos de Oliveira Aplicações de IA na Saúde vêm aumentando consideravelmente, especialmente no cenário atual. Geralmente o uso em imagens médicas é mais discutido, mas nesta apresentação iremos explorar outro tipo de exame: ECGs. Iremos ver desde o pré-processamento até a etapa de classificação.
PEP 0 16:40 - 17:25 Renda, Python e Covid-19: como avaliar a experiência do cliente e gerar renda durante a pandemia Maria Fernanda Deveza Leitão Durante o pico da pandemia de covid-19 em Manaus, uma solução foi responsável por gerar renda e aumentar a capacidade de entrega da região norte. Entenda como Python foi importante neste trabalho e como nos ajudou na análise de dados do projeto.
PEP 20 16:40 - 17:25 Uma proposta para introdução de programação no ensino de engenharias Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro Nessa palestra apresento uma metodologia para ensino de programação para cursos de engenharia usando linguagem Python, Google Colab e Jupyter notebook. O enfoque é utilizar a programação python para a resolução de problemas de física.
PEP 20 18:20 - 19:05 Cara Gente Branca...da TI: Andreza Rocha ----------
PEP 8 18:20 - 19:05 I know what you heard last summer: utilizando python para entender estilos musicais Juliany Raiol Nesta palestra será apresentado uma análise dos dados coletados através do Twitter e com o uso de bibliotecas do Spotify e Last.fm para entender os estilos musicais mais ouvidos durante o período de quarentena.
PEP 20 19:10 - 19:55 Como sobreviver a um time que fala um idioma que você não é fluente Ingrid Murielem Sebastiana Nessa palestra eu resolvi trazer dicas e dividir as minhas experiências viajando para um país que não falava o mesmo idioma que eu sou fluente e também como foi trabalhar em equipes que se comunicam em um idioma que eu não sou fluente. Tudo baseado em experiênciais reais.
PEP 404 19:10 - 19:55 Dev, Ops! Lidiane de Souza Monteiro ----------

Sexta-feira, 06/11/2020

Trilha Horário Tema Palestrante Descrição
PEP 8 15:00 - 15:45 Construindo aplicações orientada a eventos utilizando serverless com Python Paula Grangeiro Discutiremos conceitos de uma arquitetura orientada a eventos, com suas vantagens e desafios, e como microsserviços se beneficiam dela. A nível de implantação, vamos conhecer o padrão serverless (com foco em AWS Serverless) e como podemos nos utilizar do Python nessa arquitetura.
PEP 0 15:50 - 16:35 Software educativo: o que é? como faz? Débora Karoline Silva de Azevedo Essa é uma palestra pra conhecer como se desenvolve software educativo. Nela, detalharemos as etapas de desenvolvimento desse tipo de software: concepção, elaboração, finalização e viabilização desse software, e de como a inovação precisa estar presente nesse tipo de ferramenta.
PEP 0 16:40 - 17:25 Análise de Dados e Forró - Dois amores, duas paixões Dandara Maria Costa de Sousa Python, análise de dados e forró estão no coração da PyLadies Paraíba. Com o questionamento sobre os grandes sucessos da banda Calcinha Preta, veio também a ideia de misturar tudo isso. Começou assim a saga Análise de Dados e Forró para ensinar python e o melhor do nordeste!
PEP 8 16:40 - 17:25 Utilizando Análise de Sentimentos para identificar comportamentos de consumo nas redes sociais Sarah Tuyani Araújo Soares Análise de Sentimentos é uma ótima técnica para identificar padrões de comportamento de consumo nas redes sociais. Vamos falar sobre o que essa técnica pode nos proporcionar, desde aplicação em contextos publicitários até em estudos sobre fraudes ao consumidor na psicologia.

Tutoriais e Sprints

Curtiu as palestras durante a semana? A Python Brasil ainda não acabou! Temos um fim de semana inteirinho com workshops desenvolvidos por mulheres que vão te ajudar desde a criação de um chatbot até um tutorial de Computação Científica com bibliotecas Python. Let's Go!!!

Sábado, 07/11/2020

Horário Tema Ministrante Descrição
10:00 - 13:00 Criando seu próprio bot no telegram (do zero!) usando Flask Débora Atanes Buss Essa é para você, que sempre teve vontade de criar um chatbot, mas nunca tirou a ideia do papel porque achou que seria muito complicado. Aqui vamos explorar a API de bots do telegram e criar um bot DO ZERO! Com direito a deixá-lo disponível para poder mostrar pro crush depois. 😉
10:00 - 13:00 Uma introdução ao Python Científico: NumPy, SciPy e Matplotlib Melissa Weber Mendonça Implementaremos um modelo básico de regressão linear usando técnicas simples, incluindo visualização e interpretação dos resultados, discussão sobre boas práticas e ferramentas para apresentação dos resultados.
14:00 - 17:00 Desenvolvendo pyspark localmente com Docker Raissa Bergamini Veremos o básico sobre spark, docker e como usar essas ferramentas para desenvolver localmente de forma a reduzir custos de desenvolvimento e facilitar a portabilidade dos projetos para a nuvem em ferramentas como EMR e Glue.
14:00 - 17:00 Mapas interativos para a agricultura em Python Nayane Jaqueline Costa Maia Vamos construir um mapa interativo usando dados abertos sobre a agricultura no Brasil. Nesse tutorial é necessário o conhecimento em Python entre o básico ou intermediário para acompanhar o processo da construção dos mapas. Necessário instalação dos pacotes: geopandas, geoviews.

Domingo, 08/11/2020

Horário Tema Ministrante Descrição
10:00 - 13:00 From zero to hero: Chegue sem saber nada de chatbot e faça um que fala mais que minha vó na fila da lotérica Bruna Nayara Moreira Lima Não sabe nada sobre chatbot e quer aprender? Esse é seu momento. Nesse tutorial, passaremos pelos principais conceitos e criaremos um chatbot baseado num projeto de software livre brasileiro. Veremos também ferramentas para avaliar e melhorar o vocabulário dos nossos bots.
14:00 - 17:00 Redes Neurais com PyTorch Camila Laranjeira Vamos construir um modelo de classificação com uma Rede Neural de perceptrons, o neurônio mais utilizado dentre as arquiteturas neurais. Usaremos o framework PyTorch para um desenvolvimento simples e efetivo e conheceremos os principais elementos de uma Rede Neural no processo.

Gostou? Compartilhe: