Se você caiu aqui de paraquedas talvez não esteja sabendo do projeto #PapoEntrePyLadies que está acontecendo na PyLadies Brasil. Ele surgiu de uma ideia das nossas PyLadies em uma conversa ocasional sobre como poderíamos movimentar nossas redes e aumentar a interação entres os capítulos.

O nosso formato está melhor descrito neste post, mas em resumo são episódios semanais, os da primeira temporada estão acontecendo todas as quintas às 20h no canal do Youtube PyLadies Brasil, com participação de três capítulos: dois capítulos entrevistam uma outra da nossa comunidade. A ideia é que seja como uma conversa, um papo, com algumas perguntas pré-definidas mas que são modificadas de acordo com a vontade das entrevistadas e das entrevistadoras, para que retratem melhor a história e trabalho desenvolvido pela comunidade tema. Além disso, contamos com perguntas do chat que são respondidas durante a live.

Mas não só isso, no #PapoEntrePyLadies há também um espaço para que o capítulo entrevistado faça uma palestra rápida expondo algo que seja forte no seu grupo, não necessariamente conteúdo técnico. Já falamos sobre diversidade, minorias, acolhimento, planejamento e gestão de oficinas, Python para crianças, Regex, inteligência artificial, testes… Tanta coisa que você deveria olhar lá a playlist no nosso canal.

Nossos primeiros episódios foram muito bem recebidos pela comunidade, o que nos empolgou para continuarmos. Recebemos ótimos comentários construtivos das mulheres que participaram e das que assistiram, que nos impulsionaram a melhorar cada vez mais. Queremos com o #PapoEntrePyLadies mostrar a diversidade que temos em nossa rede de comunidades brasileira, criar um boa primeira impressão para aquelas mulheres que estão chegando para somar com as PyLadies e fortalecer os laços entre os capítulos.

Cachorro pedindo high five

Com muitas mãos conseguimos chegar até aqui. Nosso #PapoEntrePyLadies está em sua primeira temporada, mas com expectativas para as próximas. Estamos trabalhando para aumentar o alcance e inclusão do nosso público, então incentivamos que as participantes façam uma breve descrição da sua imagem que está aparecendo na tela e que tornem suas palestras acessíveis para pessoas com deficiência visual. Caso você que está lendo tenha alguma contribuição para nós, entre em contato. Estamos começando a legendar os vídeos, então se quiser participar, fala com a gente através do nosso e-mail ([email protected]) ou canal #brasil no Slack.

Mais do que falar sobre Python ou sobre mulheres na comunidade de Python, queremos falar das várias habilidades e vivências que as PyLadies têm. E isso não cabe em uma só temporada do Papo. Melhor dizendo, não couberam nem todos os capítulos do Brasil na primeira temporada do Papo. Então, temos um caminho longo para explorar! Nossa primeira temporada está nos seus episódios finais, a saudade já começa a bater e com ela a vontade de fazer mais. É o que faremos!

Temos orgulho desse projeto que foi idealizado e executado do zero totalmente pela nossa rede de comunidades, com PyLadies de todas regiões do Brasil. O #PapoEntrePyLadies mostra um pouco sobre o que é ser PyLady, sobre o que torna nossa comunidade tão única e porquê ela é tão necessária. Ao longo dos episódios tivemos conteúdos técnicos, não técnicos e relatos emocionantes de como agregamos valor à carreira e vida pessoal de mulheres por todo Brasil. Pudemos conhecer, sem sair de casa, vários sotaques, regiões, projetos e pessoas. Criamos e estreitamos laços com PyLadies de estados vizinhos ou da outra ponta do país. Já estamos de malas prontas para, quando a pandemia passar , visitar todos os capítulos que passaram pela nossa tela.

Por fim, queremos agradecer à todas as comunidade que contribuíram com o #PapoEntrePyLadies:

  • Episódio 01: PyLadies Goiânia, Fortaleza e São Luís
  • Episódio 02: PyLadies Fortaleza, Goiânia e Sul de Minas Gerais
  • Episódio 03: PyLadies Sul de Minas Gerais, Manaus e São Carlos
  • Episódio 04: PyLadies São Carlos, Porto Alegre e Rio de Janeiro
  • Episódio 05: PyLadies Rio de Janeiro, Recife e Sorocaba
  • Episódio 06: PyLadies Sorocaba, Rio de Janeiro e São Carlos
  • Episódio 07: PyLadies São Paulo, Sergipe e Sul de Minas Gerais
  • Episódio 08: PyLadies Sergipe, Distrito Federal e Natal
  • Episódio 09: PyLadies Manaus, Distrito Federal e Sorocaba
  • Episódio 10: PyLadies Distrito Federal, Salvador e Sergipe
  • Episódio 11: PyLadies Salvador, Paraíba e Parnaíba
  • Episódio 12: PyLadies Paraíba, Manaus e São Paulo
  • Episódio 13: PyLadies Recife, Rosana e São Luís
  • Episódio 14: PyLadies Parnaíba, Fortaleza e Recife
  • Episódio 15: PyLadies Natal, Paraíba e Salvador
  • Episódio 16: PyLadies São Luís, Natal e São Paulo

E agradecer, também, às nossas PyLadies que tomaram a frente, assinaram muitos e-mails, fizeram vários testes de transmissão, posts em redes sociais e caminharam com o Papo até aqui: Ana Cecília Vieira (PyLadies Recife), Dandara Sousa (PyLadies Paraíba) e Giovana Morais (PyLadies Sorocaba).

Papo entre PyLadies

Assistam os próximos episódios (ou maratonem todos) e nos vemos na próxima temporada!

Gostou? Compartilhe:

Comments