Em 2019, mais uma vez, fomos privilegiadas com ajuda de pessoas fantásticas que contribuíram para que tivéssemos PyLadies comparecendo à Python Brasil! Nesse post, queremos agradecer especialmente à Vinta, que tem nos ajudado a anos, incentivando a diversidade pela inclusão de mulheres na maior conferência da linguagem de programação Python da América Latina!

Vinta

A Vinta nasceu em 2012, de três sócios que vinham do cenário de startups. Todos já tinham tentado empreender antes, e a Vinta nasceu de um protótipo bem estruturado de uma startup anterior, que não sobreviveu ao cenário nacional. Utilizando a experiência adquirida, observaram que poucas empresas se arriscavam a operar como estúdios de software, modelo que consideravam ideal, e que originou a Vinta. Assim, conseguiram fugir do ambiente incerto de empreender em uma startup, porém com liberdade para seguir trabalhando em produtos inovadores. No início, a Vinta trabalhava exclusivamente produzindo protótipos para empresas brasileiras.

Como os sócios já eram envolvidos com a comunidade Python desde antes de criar a empresa, era natural que a Vinta já nascesse dentro da comunidade. Gerar, manter, apadrinhar e desenvolver projetos open-source é algo que a Vinta faz desde sua fundação, assim como participar com palestras e patrocínios em eventos regionais, nacionais e internacionais. Além do envolvimento com open-source a Vinta sempre acreditou que a empresa como um todo deveria ser aberta e disposta a compartilhar aprendizados. Desde cedo a Vinta publicou seu Playbook e escreveu vários blogposts sobre boas práticas para a produção de software de qualidade.

Em 2015, com o crescimento da instabilidade político-econômica no Brasil, ficou mais raro o interesse de empresas brasileiras em investir em protótipos. Nessa época, a Vinta iniciou um projeto de internacionalização de sua base de clientes. Com viagens e apresentações nos EUA e Europa, conseguiu seus primeiros clientes fora do Brasil, e dois anos depois, todo seu time de desenvolvedores estava envolvidos em projetos de clientes internacionais. Hoje, a Vinta conta com 22 pessoas trabalhando com design, desenvolvimento, e gestão de produtos web. A estimativa do próximo ano é mais que dobrar de tamanho e chegar a 50 pessoas.

Formar esse pequeno time de especialistas não seria possível sem um investimento maciço em pessoas. Mentorias, treinamentos e um bom mix entre processos e autonomia fazem parte do dia-a-dia de quem trabalha na empresa. Hoje a Vinta foca seus esforços em 3 pilares:

  • a melhoria constante da qualidade dos projetos, adquirida através de experimentação de ferramentas e processos;
  • o crescimento profissional e pessoal de todas as pessoas dentro da empresa e nas comunidades open-source;
  • a criação de um ambiente cada vez mais inclusivo para minorias, pois seu sucesso se deve a uma equipe diversa em mentalidades, habilidades, e contextos sociais.

Vinta na Python Nordesde 2019

A Vinta também conta com um blog com vários posts bacanas e tem várias bibliotecas open source no seu GitHub.

PS: A Vinta tem um página de carreiras, para interessados em aplicar para alguma vaga na empresa! Vale a pena conferir!

Mais uma vez agradecemos à Vinta pelo apoio e pela oportunidade que proporcionaram às PyLadies beneficiadas com essa fantástica experiência. O publieditorial é parte da recompensa pela cota de patrocínio, e consideramos uma honra essa parceria!

Gostou? Compartilhe:

Comments